Estágio II - Português
(EP II)

PLANO DE ENSINO

I. IDENTIFICAÇÃO


Unidade Acadêmica: Regional Jataí

Curso: Letras - Português

Disciplina: Estágio II

Carga horária semestral: 96

Teórica: 32 Prática: 64

Semestre/ano: 2º semestre - 2014-2

Turma/turno: Única - Noturno

Professor (a): Eliana Melo Machado Moraes

II. Ementa:

O ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, segunda fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio: objetivos, conteúdos, metodologias, avaliação. Análise e elaboração de aulas, atividades e material didático. Leitura do texto literário.

III. Objetivo Geral

- Compreender o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa em seus aspectos teórico e prático, na educação básica.

IV. Objetivos Específicos

- Conhecer e estudar os fundamentos teóricos e metodológicos do processo de ensino-aprendizagem, adotando uma concepção de educação para o ensino da Língua Materna, que possibilite a organização e a execução competente técnica e politicamente do ensino da Língua Portuguesa e Literatura.

- Pesquisar o ensino do Português em escolas de educação básica diagnosticando, no cotidiano escolar, a prática pedagógica nesta área do conhecimento humano.

- Elaborar atividades e/ou projetos de intervenção nas turmas de língua portuguesa na escola campo.

V. Conteúdo

- Metodologias Ativas: concepções e aplicabilidades

- Gramática: Objetivos e Metodologias de ensino

- Práticas de Análise Linguística: concepções, objetivos e metodologias

- Práticas de produção escrita: Produção textual: Objetivos e Metodologias de ensino

- Práticas de Leitura: Leitura e Interpretação de Textos: Objetivos e Metodologias de ensino

- Literatura: Objetivos e metodologias de ensino

- Práticas de Linguagem Oral: Objetivos e Metodologias de ensino

VI. Metodologia

O curso será desenvolvido através de momentos que se interligam e se complementam, a saber:

a) Fundamentação teórico-prática:

Trata-se de estudos teóricos que intrumentalizem o aluno-estagiário para análises e exercícios de atividades docentes. Serão realizadas leituras, debates, micro aulas e outros.

b) Levantamentos de dados em escolas públicas da educação básica em Jataí:

Este momento consistirá basicamente na apreensão do ensino de Língua Materna ministrado nas aulas de língua portuguesa na educação básica da cidade de Jataí.

c) Discussão, análise e reflexão dos dados coletados:

 Trata-se da realização de reflexão considerando a realidade observada e as teorias estudadas para elaboração de uma produção científica.

d) Micro aulas:

 Este momento procurará simular situações de aulas para que o estagiário possa planejar, aplicar e avaliar a sua aula, ou outras atividades de intervenção nas escolas na disciplina de língua portuguesa, utilizando a aplicação das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem.

VII. Processos e critérios de avaliação

A avaliação será contínua, abrangendo os diversos momentos desenvolvidos no decorrer da disciplina em curso através dos seguintes instrumentos: presença e participação nas aulas, atividades, memória de aulas, trabalhos escritos individuais e em grupo, elaboração de atividades para intervenção nas aulas de língua portuguesa na escola campo; planejamentos e execução de micro-aulas; apresentação do Relatório, individual, do Estágio II, conforme orientações em anexo.

Prova – 3,0

Relatórios – 3,0

Micro aulas e planejamentos – 2,0

Outras atividades – 2.0

VIII. Local de divulgação dos resultados das avaliações

O resultado das avaliações serão divulgados diretamente para o aluno em aula; no Portal da UFG e no Mural do Curso de Letras-Português.

IX. Bibliografia básica e complementar

Básica:

BRASIL – Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental – Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – 3º e 4º Ciclos. Brasília, MEC/SEF, 1998.

Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2006.

BUNZEN, C. & MENDONÇA, M.(2006) (Orgs.) Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial. (Série Estratégias de Ensino)

Complementar:

BRASIL. Enem: Documento Básico. Brasília:INEP, 2000.

DEMO, P. (2000) Educar pela pesquisa. Editores Associados. Campinas, SP

DIONÍSIO, A P.& BEZERRA, M. A,(2001) O livro Didático: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna.

GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. São Paulo: Ática, 1999.

GRIBEL, Christiane. Minhas férias, pula uma linha, parágrafo. [Ilustrações Orlando Pedroso]. Rio de Janeiro: Salamandra, 1999

KARWOSKI, A. M. et al. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Livros didáticos, escola, leitura. In: A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.

MORAES, E.M.M. A Gramática na aula de português. (Dissertação de mestrado). Faculdade de Educação. UFMG, 2000 

MORAES, E.M.M. Anotações de aula: contribuições para a caracterização de um Gênero discursivo. São Paulo: Pedro e João Editores, 2011.

PIMENTA, s.g. & LIMA, L.S.L. (2004). Estágio e Docência. 2ª. ed. São Paulo: Cortez (Coleção Docência em formação)

ROJO, R. (org.) (2001). A prática de linguagem em sala de aula: Praticando os PCNs. SP/Campinas: EDUC/Mercado de Letras. 1a re-edição em 2001.

SIGNORINI (2007). Significados da inovação no ensino de língua portuguesa e na formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. 

SIGNORINI, Inês. (Org.) Gêneros Catalisadores: letramento e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006

Obs.: No decorrer do curso outras leituras poderão ser acrescentadas.

X. Cronograma

Nº da Aula /Data

Conteúdos

CH – T

01

14.08

- Apresentação do Plano de Curso da disciplina Estágio II

- Definição dos textos a serem estudados e distribuição dos temas para elaboração de micro aulas.

- Introdução das Metodologias Ativas

02

02

21.08

- ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM - Léa da Graças Camargos Anastasiou & Leonir Pessate Alves

02

03

28.08

- ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM - Léa da Graças Camargos Anastasiou & Leonir Pessate Alves

02

04

04.09

- Planejamento de Ensino e Recursos Didáticos

05

11.09

- Análise e seleção de material didático

02

06

18.09

- Gramática: Objetivos e Metodologias de ensino

02

07

25.09

- Práticas de Análise Linguística: Concepções, Objetivos e Metodologias de ensino

02

08

02.10

- Práticas de Análise Linguística: Concepções, Objetivos e Metodologias de ensino

02

09

09.10

- Elaboração de atividades envolvendo as práticas de análise linguística

02

10

16.10

- Práticas de produção escrita: Produção textual: Objetivos e Metodologias de ensino

02

11

23.10-

- Práticas de produção escrita: Produção textual: Objetivos e Metodologias de ensino

02

12

30.10

- Práticas de Leitura: Leitura e Interpretação de Textos: Objetivos e Metodologias de ensino

02

13

06.11

- Literatura: Objetivos e metodologias de ensino

02

14

13.11

- Práticas de Linguagem Oral: Objetivos e Metodologias de ensino

02

15

20.11

- Elaboração e apresentação de micro aulas

02

16

27.11

- Atividades de avaliação e auto avaliação

- Entrega dos Relatórios

02

Obs.: 64 (sessenta e quatro) aulas de Estágio ocorrerão nas escolas campo de acordo com os horários de disponibilidade dos alunos, podendo ser desenvolvidas atividades nos turnos matutino, vespertino ou noturno.

Data

Jataí, 14 de agosto de 2014.

___________________________

Eliana Melo Machado Moraes

Professora e Coordenadora de Estágios do Curso de Letras-Português